NOSSA HISTÓRIA
O passado e a experiência vivida da nossa família, marcaram, mesmo que de uma forma indelével, as gerações seguintes. Foi isso que aconteceu com uma geração de descendentes que agora se lançam nos meandros da agricultura e afins.
É conscientemente que posso firmar que foi… Pela mão do meu pai e do meu avô João Vasco Gracias, que cedo comecei a despertar interesse e paixão pelo espaço rural e dei os primeiros passos na “terra”, calcorreando as hortas e searas dos Montinhos, do Monte Alto e até do Pinheiral.
Inspirado por autores como Giovannino Guareschi, George Orwell e John Steinbeck, consolidei o gosto pela natureza e agricultura, acabando por ingressar e completar a licenciatura em Engenharia Hortofrutícola, na Universidade do Algarve. Estava dado um segundo passo para a aquisição de ferramentas teóricas e práticas relativas ao mundo agrícola, às suas vivências e às suas exigências.
Os passos seguintes… permitiram-me ligar a teoria a uma prática, simultaneamente complexa e desafiadora. Passei pelos meandros da Reforma da PAC, onde os incentivos passavam pelas políticas de arranque, que contribuíram quiçá… para o desvanecer do impulso para a instalação no sector produtivo. Tomei assim rumo pela assistência técnica, primeiro no Projecto de Rega do Algarve e depois na área do associativismo, no Centro de Informação Rural do Algarve da CAP e mais recentemente na Comissão Vitivinícola do Algarve.
NOSSAS MARCAS
Hoje, procurando potenciar a aprendizagem com o gosto e a experiência adquirida, decidi enveredar por um novo passo, que não é mais que um novo projecto; constituir a sociedade “Sul Composto – Agricultura, Comércio & Turismo – Unipessoal Lda.”, para dar largas à imaginação e criatividade, procurando promover a diferenciação e a comercialização de novos serviços e produtos.
Os meus passos assentam no lema que “o caminho faz-se caminhando”, sustentado no objectivo de desenvolver a nossa actividade e segmentar a oferta dos nossos produtos, num conjunto de eixos que se pretendem de efectiva complementaridade:
Através das marcas “Al-Mudd” e “Al-Olea”, colocar à disposição dos consumidores os nossos primeiros vinhos e azeites, com origem exclusiva na região do Algarve;
Com a marca “CALHOU”, promover viagens de difusão de fragrâncias e paladares pelo Portugal vinhateiro, com a comercialização de vinhos certificados de várias regiões vitivinícolas;
No futuro…, o caminho completar-se-á com uma loja online (e-commerce) e a abertura de um espaço para contacto directo com os consumidores e venda directa de produtos ou até mesmo a exploração de alojamentos turísticos.
Foi esta experiência de empreendedorismo, projecção dos valores da região e defesa de uma cultura local, que estiveram na base das intenções e projectos de “família”, dos quais agora pretendo ser um leal representante, continuando a caminhar sempre respeitando o “outro”, tal como me despertaram e ensinaram.
“O caminho faz-se caminhando”
NOSSOS VINHOS
Todo este caminho ainda tem um sonho: ter uma produção exclusiva, inovadora e diferenciadora de vinho, com a exploração da única vinha reconhecida no concelho de Monchique (Quinta de S. Francisco, propriedade da família Semedo) mais precisamente na zona da Fóia, que conta com um Terroir Singular; terraços virados a Norte, 700 metros de altitude, solos de origem granítica, com vista à produção de um vinho branco da casta Riesling, com a marca “Terraços da Fóia”.
E ainda contar com a produção da vinha instalada na nossa propriedade nos “Montinhos”, visando a obtenção de um vinho branco de excelência da casta Sauvignon Blanc, sob o tema “Family Estate”, fazendo homenagem à vila, da qual temos muitas recordações o “Burgau”.